Todos os países do mundo foram batizados usando apenas quatro regras

Cassandra de Pecol/Instagram

Certamente, você já questionou seus pais o motivo de escolherem o seu nome. De tantos nomes no mundo, por que Ana? E Paulo? Por mais comuns ou diferentes que sejam, eles tiveram um motivo. O mesmo acontece com os países, cidades e ruas.

O “batismo” das nações mundiais seguiram um total de apenas quatro motivos, elencados pela pesquisa da Quartz. São eles: descrição direcional do país, característica local da terra, tribo ou grupo étnico, ou uma pessoa importante. A pesquisa, para chegar nessas categorias, analisou 195 estados independentes no Oxford Concise Dictionary of World Place-Names.

Como descrição direcional, por exemplo, se enquadram a Noruega e a Austrália. Significam, respectivamente, “caminho do Norte” e, literalmente, “Sul”. Mas, sobre características da terra, tem a capital da Argélia – Argel, que quer dizer “as ilhas” – a lógica é a mesma usada em algumas cidades como o Recife, batizado devido à grande quantidade de arrecifes em seu litoral.

França, Suíça e Itália são bons exemplos dos motivos serem ligados a grupos étnicos e tribos. O país francês, por exemplo, deriva dos francos; e a Suíça, do povo Shwyz. Já a Itália vem da tribo Vitali. Só que quando se trata, por sua vez, de uma pessoa importante, outros países também se apresentam de forma relevante. Após o processo revolucionário liderado pelo venezuelano Simón Bolívaz, a Bolívia ganhou seu nome. Os Estados Unidos da América também homenageiam uma personalidade: o explorador italiano Amerigo Vespúcio. Já no caso das Filipinas, o país ganha o nome do Rei Philip II, do século 16 na Espanha.

A pesquisa demonstra, ainda, que a escolha dos nomes dos países quase nunca foi democrática. Poucos foram os lugares nomeados por causa de qualidades nacionais – como soberania, liberdade ou a justiça. Inclusive, pode acontecer exatamente o inverso. Como ainda é possível constatar nos casos de algumas ruas existentes no Brasil batizadas com nomes de torturadores da época da Ditadura Militar. Aliás, para quem não lembra, o Brasil se enquadra em “características da terra”, uma vez que o nome foi inspirado no pau-brasil, árvore abundante quando da chegada dos colonizadores portugueses.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: