Após asteroide, Itacuruba quer se tornar referência astronômica

Governo do Estado de Pernambuco/Divulgação

Itacuraba está a ponto de virar referência na área de ciências no Sertão de Pernambuco. Depois de ter entrado no mapa mundial ao nomear o asteroide 10468, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo de Pernambuco, em conjunto com o Espaço Ciência e a Prefeitura de Itacuruba, tem avançado no planejamento para ampliar e consolidar o potencial da região.

Além de medidas definidas para intensificar as atividades de difusão científica e aproximar o tema da população de Itacuruba, também foi discutido caminhos para transformar a cidade em um polo de educação, cultura e turismo a partir da astronomia. A secretária Lúcia Melo, o diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão, e o prefeito de Itacuruba, Bernardo Maniçoba, discutiram, também, a possibilidade de implantar um Centro Vocacional Tecnológico voltado para a astronomia, clima e sustentabilidade, assim como a criação de uma Rota de Observação Astronômica.

“Com essa conquista, Itacuruba leva para o mundo uma vocação e patrimônio raros. É preciso aproveitar essa característica como um meio para a promoção de conhecimento e desenvolvimento”, disse a secretária, de acordo com o portal do Governo do Estado. A confirmação da nomeação do asteroide “10468 Itacuruba” aconteceu no dia 13 de abril de 2017, em um congresso científico em Montevidéu, no Uruguai.

A placa de batismo do asteroide será formalmente inaugurada pelo Observatório Nacional, com direito a uma grande festa na cidade. O Espaço Ciência estará presente com seu projeto itinerante, o Ciência Móvel, inaugurando a estratégia de intensificar atividades como exposições, observações noturnas e visitas ao Observatório Astronômico de Itacuruba.

O asteroide 10468 foi descoberto em 1981 e ganhou o nome de Itacuruba depois da sugestão feita pela equipe do OASI, como uma homenagem à cidade onde está instalado e é desenvolvido o projeto IMPACTON, que analisa e monitora asteroides, principalmente os que oferecem maior risco ao planeta. O asteroide está localizado no cinturão principal de asteroide, região do sistema solar que fica entre os planetas Marte e Júpiter. Ele tem um período orbital de 3,58 anos em torno do Sol e tamanho estimado entre 2 e 5 km de diâmetro.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: