Após 6 meses de tentativas, foca é socorrida por ferimento por plástico

Friends of Horsey Seals Reprodução

Uma equipe de resgate animal, em parceria com voluntários do Friends of Horsey Seals (Amigos das Focas de Horsey), finalmente conseguiu salvar uma foca que há cerca de 6 meses vivia com um anel de plástico, aparentemente semelhante a um disco de frisbee envolvido no pescoço, na praia inglesa de Horsey. Desde que o bicho marinho foi visto pela primeira vez machucado pelo objeto, ele estava sendo alvo de tentativas de resgate. “Senhora Frisbee”, como foi apelidada, sempre fugia dos grupos de salvamento e de qualquer pessoa que tentasse se aproximar. “Enquanto estava saudável, ela estava sempre rodeada por outras focas. Uma delas sempre acabava se assustando e todas fugiam ao mesmo tempo, o que tornava difícil capturá-la”, disse Peter Ansell, presidente da Amigos das Focas de Horsey, em entrevista à BBC.

Próximo ao dia da captura, porém, o comportamento do animal estava diferente. De acordo com os voluntários que participaram da ação, a foca não estava mais acompanhada de outras da mesma espécie, encontrava-se menos agitada e parecia abatida e aflita, despertando ainda mais a urgência do resgate. Depois de ser capturada, ela foi levada para o hospital da Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade Contra os Animais (RSPCA, sigla inglesa), onde recebeu cuidados e experimentou melhoras significativas. Contudo, a recuperação do pescoço da Senhora Frisbee não será rápida. “Ela está bem melhor. Está viva e comendo peixes. Nós conseguimos retirar o objeto, mas o pescoço dela está terrível. Nunca vi nada parecido”, comentou Alison Charles, diretor do centro médico.

RSPCA

O incidente foi mais um caso comum de acontecer no mar. O grupo recebeu notificações com casos como o de uma outra foca encontrada com um pneu de borracha em volta do corpo e de mais uma achada enrolada em uma corda que machucava o seu pescoço e nadadeira. Os voluntários aproveitaram o episódio para alertar as pessoas acerca do risco oferecido ao ecossistema marinho com o depósito de lixo nas praias.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: