Aplicativo de corridas expõe bases militares secretas pelo mundo todo

Strava/Reprodução

O aplicativo Strava é usado por corredores de todo o mundo, incluindo militares em serviço ativo. O uso do software por eles acabou por revelar informações sobre a localização de bases militares secretas de vários países em zonas de conflito, apontam analistas militares. Isso porque o aplicativo possui uma função de visualização de dados em mapas, que mostra as atividades dos usuários, permitindo o registro e o compartilhamento das corridas.

Esse mapa com visualização de dados, lançado em dezembro de 2017, apresenta as atividades de mais de 3 trilhões de aparelhos de GPS. “Se os soldados usam esse aplicativo como pessoas normais fazem, ligando o rastreador quando vão fazer exercícios, pode ser especialmente perigoso”, explicou Nathan Ruser, Institute for United Conflict Analysts, em seu Twitter. Já o analista Tobias Schneider aponta que as bases militares dos Estados Unidos na Síria brilham durante a noite no aplicativo.

Em locais como Afeganistão e Síria, os usuários de Strava aparentam ser militares estrangeiros, o que faz as bases brilharem. Ao dar o zoom em um desses pontos destacados, é possível ver o contorno interno das bases, mapeado pelas rotas de corrida dos militares. Bases russas no Irã e britânicas nas Ilhas Malvinas também são mapeadas. Isso não acontece só em áreas de conflito. É possível observar, por exemplo, a rota de um ciclista que sai do Aeroporto de Homey, local conhecido como Área 51, no estado norte-americano de Nevada.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: