Acidente de Fukushima expôs planeta a dose a mais de radiação

Flickr/Reprodução

Uma pesquisa a respeito da exposição à radiação após o desastre com três reatores nucleares em Fukushima, no Japão, mostrou que todas as pessoas no planeta foram atingidas por uma dose de radiação equivalente a um raio-x. O acidente aconteceu em 2011, quando uma tsunami atingiu a planta nuclear. A equipe calculou que a exposição foi de dois isótopos radiativos de césio.

“Mais de 80% da radiação foi depositada no oceano e nos polos, então eu acho que a população global recebeu a menor exposição”, explicou Nikolaos Evangelius, líder do grupo de pesquisas, de acordo com o portal de notícias científicas New Scientist. “Descobri que é como se cada um de nós tivesse feito um raio-x a mais”.

Mesmo no Japão, o nível da dose de radiação foi baixo e próximo ao limite recomendado anualmente. As doses foram maiores para os residentes de Fukushima e as áreas ao redor durante os primeiros três meses após o acidente, subindo até cinco vezes mais. Mesmo assim, ainda era uma quantidade pequena, menor que a recebida durante uma tomografia computadorizada.

Porém, para a fauna e a flora ao redor do local do acontecido, o aumento dessa radiação tem sido mais severo. A população de pássaros, determinados insetos e mamíferos caiu razoavelmente. Também foi possível observar que as consequências do acidente de Fukushima foram muito menores se comparados ao de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, por ter acontecido em uma cidade com grande população e as partículas radioativas eram maiores.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: