70 mil deixam casas graças a bomba da 2ª Guerra

Sakis Mitrodilis/AFP

A polícia evacuou uma área de 1,9 mil metros, onde residem mais de 70 mil pessoas, como medida de segurança para retirada de uma bomba da Segunda Guerra Mundial, na Grécia, no dia 12 de fevereiro de 2017. O artefato pesa 250 kg e foi encontrado em um posto de combustíveis em Kordelio, em Salônica, há uma semana. Essa foi a maior evacuação já feita em tempos de paz no país.

As pessoas que tinham dificuldade de locomoção ou algum tipo de deficiência foram retiradas na noite do sábado (11) e as demais, na manhã do domingo, entre 7h e 10h (horário local, 3h e 7h em Brasília). A operação durou um total de oito horas e a ação envolveu um centro de refugiados que também foi liberado.

Seis especialistas tentarão desativar o detonador para depois transferir a bomba para um terreno militar, onde será realizada a destruição. A bomba foi encontrar a apenas 5,5m de profundidade durante as obras de ampliação dos depósitos de um posto de combustíveis. De acordo com autoridades locais, estima-se que a bomba contém 150 kg de explosivos.

Calcula-se que a bomba poderia ser britânica e usada em 1943 no bombardeio dos aliados britânicos contra forças de ocupação nazista, de acordo com a agência de notícias AFP.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: