Escola troca datas comemorativas por “Dia da Família”
Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Dalmo do Valle Nogueira, no bairro Vila Sônia, em São Paulo, não estão mais comemorando a Páscoa ou o Natal na escola. Após conversas internas, a escola resolveu que esses eventos tradicionais e datas comemorativas não seriam mais celebrados. Além delas, o Dia das Mães e o Dia dos Pais também passaram a ser comemorados no dia 24 de maio e, na escola, se chama “Dia da Família”.
“As datas comemorativas foram tomadas por um aspecto muito comercial (compras, presentes, consumo) e reforçar essa ideia (do carinho estar necessariamente ligado ao presente) não faz parte dos nossos objetivos”, comunicou a escola via Facebook.
A escola acredita que dias que comemoram mães e pais desconsideram os outros tipos de família que existem e dia da Páscoa e Natal são indelicadas quanto as outras religiões. Por isso, as celebrações não serão mais festejadas dentro da instituição.
Essa decisão também levou em consideração o bem-estar de alunos e professores, pois essas festas muitas vezes representavam apresentações em público que acabavam sendo um tormento para todos os envolvidos. “Ensaios, vergonha de participar e se apresentar, tristeza pela ausência de um familiar na apresentação, choro… Podemos brincar muito de cantar e dançar na escola sem ter que passar por momentos como esse. A intenção da apresentação tem que surgir da própria criança, e não somente responder a um desejo do adulto”.