Orquídeas e rosas-do-deserto são expostas em Caruaru
Cerca de 700 flores serão expostas em Caruaru, Agreste de Pernambuco, nos dias 3 e 4 de dezembro. É a segunda vez que a mostra é levada ao município, que acolheu um público de aproximadamente mil pessoas na primeira exposição, em junho de 2016, e agora espera a presença de 3 mil, devido à época natalina. Entre as flores expostos, as mais baratas custam R$ 10, e a mais cara, R$ 1 mil. O evento será realizado das 9h às 18h, no Polo Caruaru, na BR-104, km 62, no bairro Nova Caruaru, com entrada gratuita.
A cor e o tamanho das flores são fatores que influenciam diretamente no preço, fazendo com que duas flores tenham preços bastante distintos, apesar de serem da mesma espécie. A mais cara é uma rosa-do-deserto vermelha e amarela, devido à raridade de sua cor, como explica o produtor do evento, Anderson Teles, que também participará como florista, com as rosas plantadas por ele próprio. “Elas passam por melhoramentos genéticos, onde há o cruzamento de flores diferentes, o que resulta em novas flores raras que não são encontradas na natureza”, explica.
Normalmente, as flores dessa espécie são plantas simples com uma camada de pétalas. Estas, no entanto, possuem uma camada a mais, além de maior diversidade de cores. Todas elas são produzidas em Pernambuco, nos municípios de Igarassu e Camaragibe, por floristas pernambucanos. De acordo com Anderson, o clima do Nordeste é propício para o tipo de orquídea produzida em Pernambuco – que é do sudeste asiático – assim como para as rosas do deserto.