Nova Zelândia pretende pagar um salário aos seus cidadãos
A Nova Zelândia deve ser o próximo país a discutir e implementar uma espécie de “salário” para todos os seus habitantes. A proposta está, inclusive, entre a oposição ao atual governo, o que deve agilizar a aprovação da medida. Andrew Little, líder da oposição, confirmou que o seu partido está estudando e analisando a ideia de dar aos habitantes do país um “salário de cidadão”, além de garantir outros benefícios.
Segundo o jornal britânico The Independent, o projeto garantiria um sistema de governo mais transparente e as pessoas poderiam entrar e sair dos trabalhos sem grandes problemas, uma vez que sempre que um cidadão do país deixa de trabalhar, passa longos períodos resolvendo problemas e burocracias, o que reforça a necessidade do debate. Isso não significa, no entanto, que a política deve ser implementada na eleição geral esperada para 2017 ou mesmo que os governista aceitarão a proposta. Os políticos neozelandeses devem discutir a medida em uma conferência sobre emprego no final do mês de março de 2016.
A Nova Zelândia não é o primeiro país a discutir e cogitar o plano. A Finlândia deve traçar estratégia semelhante, ainda em 2016 e se tornar o primeiro do mundo a implementar projeto do gênero em nível nacional. Países Baixos, Suíça e Canadá também estão com projetos no mesmo sentido.