Asteroide passará pela Terra em março, mas ciência ainda não sabe o quão perto

Creative Commons

No dia 5 de março, um pequeno asteroide passará rente à Terra. A Agência Espacial Norte-americana (Nasa) diz que não há chance de impacto. No entanto, ainda não é possível dizer o quão perto passará o 2013 TX 68. Não acredita? Então é possível dizer que os cálculos iniciais apontam que ele pode passar tanto a 14 milhões de km – 35 vezes a distância da lua à Terra – quanto a 17 mil km – metade da distância de alguns satélites de telecomunicações, atualmente em uso, orbitam ao redor do globo.

Acontece que o asteroide, descoberto em 2013, tem uma trajetória que fica encoberta pelo ângulo pelo qual recebe luz do sol, quase em frente à estrela, o que impede precisa visualização graças ao intenso brilho. Da última vez que ele passou próximo ao planeta, os dados finais só foram coletados três dias antes de sua “visita”.

De acordo com a National Geographic, a falta de informação é tanta que um dos programas de escaneamento dos céus consiga detectá-lo a tempo de juntar informações no dia de sua passagem. “Novas observações reduzirão tremendamente quanto à órbita e podem, enfim, determinar a distância da qual ele passa da Terra”, disse o especialista Patrick Taylor, do Observatório Arecibo, de Porto Rico.

A estimativa é que o TX 68 tenha 30 metros de largura, cerca de 50% maior que o asteroide que explodiu em Chelyanbinsk, na Rússia, em 2013, deixando mil pessoas feridas e um rastro de destruição. Além disso, ele teria uma energia de propulsão duas vezes maior. O mesmo asteroide deve voltar a passar pela Terra em 28 de setembro de 2017 e as chances de colisão são de apenas uma em 250 milhões.