Recifense fã de Game of Trones é figurante da série

HBO/Reprodução

O seriado Game of Trones conta com um recifense no elenco. Breno Lira deixou o Brasil para fugir do marasmo, “onde nada acontecia”. Fã da série europeia Game of Trones, foi na Irlanda, onde trabalha como barista, que pesquisou por uma maneira de entrar no seriado. Logo encontrou, através da internet, uma agência responsável pela seleção de figurantes para a série. Foi convocado, já tendo participado dos episódios 3 e 9 da quinta temporada da série.  Breno teve ainda o corpo digitalizado para aparecer no último episódio da temporada mais recente.

“Sabia que parte da série seria filmada na Irlanda do Norte e iria fazer o possível para participar. Foi tudo bem simples. Me registrei, mandei minhas medidas, fotos e cópias de alguns documentos necessários. Um mês depois, eles estavam me convidando pra fazer parte da série”, lembra. Conhecedor dos livros e de GoT, Breno comemora tanto uma aparição mais discreta, no episódio nove, quanto a participação mais perceptível no número três, ambos da quinta temporada. “No três, dá pra me ver relativamente fácil. No nove, tem que pausar na hora certa pra me ver. Vou estar na nova temporada também, mas não posso falar muito sobre ela”, comenta.

 

 

Breno conta que a série conta com um rigoroso esquema para evitar spoilers. Os figurantes são proibidos de levar seus celulares para os sets de gravação. “Eles pedem pra gente não comentar nada com ninguém, especialmente a imprensa. Também tem seguranças nas redondezas das locações, que ficam observando se aparecem pessoas com câmeras e esse tipo de coisa”, completa. Existe até contrato, para que a figuração não revele o que vê nas filmagens. “Soube que um dos figurantes de uma cena que participei estava sendo procurado pela HBO, porque vazou informações em um site. Ele nunca mais vai trabalhar em GoT e provavelmente vai tomar um processo”, diz.

Breno Lira/Facebook

Breno, no entanto, pode dizer que ficou surpreso com a estrutura da superprodução. “Os sets são incríveis. Na primeira vez que pus meus pés em um, me senti em outro mundo. Os detalhes são incríveis. Tudo com muita qualidade para parecer o mais real possível”. Na quinta temporada, em que interpretou um dos “dothrakis” que cercaram a “daeneris”, conheceu o set da cidade de Volantis – onde o Tyrion foi raptado por Johrar Mormont -, além do acampamento de Stannis, em que manda a filha para a fogueira. “Quando os cenários estão povoados pelos figurantes é que ganham vida. No set do acampamento, havia neve falsa cobrindo tudo e máquinas criando o efeito de nevasca. Parecia real”, comenta.

De quebra, a figuração rendeu a Bruno a possibilidade de ficar perto de alguns atores da série. “Um dos mais legais foi o ator que faz o Davos Seaworth (Liam Cunningham). Ele dava dicas de atuação pra gente e coisas do tipo”, diz. Bruno, que participa de outros seriados e já conta com a renda do trabalho de figurante. “Como não aparecem trabalhos de figuração sempre, continuo com o trabalho de barista”.