Os 10 países das pessoas mais altas e mais baixas no mundo

Stephen Orsillo / Fotolia

Os brasileiros saíram da posição 133 no ranking dos 200 países com habitantes mais altos do mundo para a posição 71. Em relação aos demais países, os nascidos no Brasil são, em média, 9cm menores que os líderes, da Holanda (homens) e Letônia (mulheres), mas 13 cm mais altos que os últimos colocados da lista, Timor Leste (eles) e Guatemala (elas). A informação faz parte de uma pesquisa conduzida com dados que refletem o período de um século no mundo, da Imperial College London, no Reino Unido.

A medição, realizada com os adultos nascidos de 1896 a 1996, revela uma evolução de 8 cm para homens e mulheres no Brasil. Os homens iranianos e as mulheres da Coreia do Sul foram os que registraram maior crescimento: 16,5cm e 20,2cm, respectivamente. De acordo com a pesquisa, vários países apresentaram curva de crescimento no início do século, mas deixaram de apresentar variação significativa há três ou quatro décadas. Entre os fatores mais relevantes para o aumento da estatura coletiva estão fatores ambientais e nutricionais – frequentemente relacionados ao desenvolvimento econômico e social – ainda que a genética seja significativamente influente nesses casos.

Divulgação

Em pronunciamento oficial, o líder da pesquisa, professor Majid Ezzati, da Escola de Saúde Pública da Imperial College, ressaltou a importância do estudo. “Esse levantamento nos dá um cenário da saúde das nações ao longo do século passado e revela que a altura média de alguns países pode estar até mesmo diminuindo enquanto outros continuam a ficar cada vez maiores”.

As 10 nações mais altas do mundo continuam sendo do continente europeu e nenhuma delas tem o inglês como língua nativa. Na verdade, entre os 25 países com habitantes mais altos, apenas a Austrália (Oceania) está localizada fora da Europa. Uma curiosidade que os dados revelam é que, por exemplo, os chineses e coreanos passaram a ser mais altos que os japoneses, também asiáticos. Outro dado que chama a atenção é que no país com menor estatura entre as mulheres, a altura delas não chega a 1,5m.

 

Clique nos títulos para ordenar por país, por ranking ou por altura de homens e mulheres

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: