Grande concentração de tubarões é vista na Florida

SharkMigration/Instagram

Grande concentração de tubarões galha-pretas em Palm Beach, no sul da Flórida, estão intrigando pesquisadores. Eles registraram a “visita” dos animais por meio de vídeo e fotos  e procuram saber o porquê dos tubarões preferirem uma praia a outras áreas. Os motivos para ter tanto tubarão da mesma espécie em uma só praia ainda não foram identificados.  O pesquisador Stephen Kajiura, arrisca dizer que pode ser devido a profundidade da água.

No vídeo, os tubarões, que são as manchas mais escuras na água, são vistos de cima enquanto eles sobrevoam o mar, em grande quantidade em um pequeno espaço. Já nas fotos, postadas em uma página do Facebook, é possível ver os galha-pretas bem de perto quando os pesquisadores os capturam para marcá-los e medi-los. “Envolvendo uma linha de cinta em torno do meio do corpo para nos permitir controlar o tubarão uma vez que o gancho é removido a partir da boca”, escreveram na página.

“Poderia ser por causa da plataforma continental – uma massa de terra subaquática que resulta em uma área de águas relativamente rasas – que fica mais ampla ao norte, canalizando tubarões perto da costa”, disse o professor de ciências biológicas na Universidade Florida Atlantic, Stephen Kajiura. “Certamente outras espécies de tubarões migram, mas eles estão em águas mais profundas ou nós nunca vemos”.

Além disso, segundo o TC Palm, ele acredita que possa ser por causa da sua alimentação.”Os tubarões estão agora perto da costa, talvez por causa da presença de tainha e savelha, que é a refeição preferida dos tubarões”, disse ele. De acordo com o Huffington Post, os tubarões galha-preta são os maiores responsáveis por ataques na Flórida. A espécie também é comum em Pernambuco, mas não há registros de ataques atribuídos a eles por aqui.

FAU Shark Migration