Empresas poderão liberar funcionários para assistir à Eurocopa
Funcionários de empresas europeias podem ser “agraciados” com jornadas de trabalho flexíveis e até mesmo horários livres para assistir aos jogos da Eurocopa 2016, que começa em 16 de junho. O campeonato, que assim como a Copa do Mundo acontece de quatro em quatro anos, terá algumas partidas de dia, o que poderia interferir no rendimento dos trabalhadores.
A ideia surgiu do Acas, órgão que dá conselhos trabalhistas a empresas do Reino Unido. O serviço de conciliação lançou um guia com dicas sobre como se preparar para potenciais problemas durante o campeonato. Nele, o Acas afirma que fazer acordos sobre o horário pode ser melhor do que cobrir horas vagas por supostas doenças ou “perder” o funcionário para sites e transmissões televisivas durante a hora de trabalho.
“Nosso guia pode ajudar os gerentes de empresas a tirar o melhor de seus jogadores, arrumar substituições apropriadas se for necessário e evitar penalidades desnecessárias ou expulsões não planejadas”, explica um trecho do guia publicado pelo portal Daily Mail. Ter horários mais flexíveis com funcionários pegando o expediente mais tarde ou terminando o expediente mais cedo são algumas das ideias dadas pelo guia. Os empregadores poderiam, também, permitir que os funcionários tirassem intervalos durante as partidas.