Einstein de nossa geração já nasceu, é mulher e tem apenas 23 anos, aponta Harvard

Reprodução Wikipedia

Uma jovem de apenas 23 anos tem conquistado o campo científico e está sendo comparada a gênios como Stephen Hawking e Albert Einstein. Trata-se de Sabrina Gonzalez Pasterski, que possui uma inteligência incomum desde muito cedo. As comparações feitas entre ela e grandes nomes da ciência não são em vão. Quando tinha apenas 14 anos, a garota construiu sozinha o seu próprio avião de motor único. Como se não bastasse, ao terminar a obra, ela fez questão de pilotar, entrando para a história como a pessoa mais jovem a conduzir uma aeronave. Sabrina levou dois anos para montar o avião, cuja construção foi documentada por ela no YouTube.

Formada na Illinois Mathematics and Science Academy desde 2010, Pasterski se inscreveu no renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). De imediato, ela precisou esperar para ser aceita, mas, logo depois que professores da instituição viram o seu vídeo, foi aprovada. “Nossas bocas estavam penduradas depois de verificá-la. Seu potencial está fora das paradas”, afirmou, em entrevista ao Femalista, Allen Haggerty, um dos professores. Com apenas três anos no MIT, a jovem já atingiu a mais alta média de pontos de classificação, 5.0.

Atualmente, Sabrina, com seus 23 anos de idade, está investindo em seu doutorado na Universidade de Harvard, com total liberdade acadêmica. Para a surpresa de muitos, ela não está mais interessada em construir aviões; agora o seu maior interesse é pelos estudos da Física na análise de buracos negros e questionamentos sobre a gravidade. É partir daí que surgem as comparações do corpo docente com Einstein e Hawking, segundo reporta o jornal britânico Independent. A garota não nega o desejo de estudar a “gravidade quântica” e, caso suas pesquisas alcancem êxito, algumas descobertas poderão mudar a maneira como se entende o universo.

Paterski costuma registrar os seus estudos e pesquisas em seu site Physics Girl, e, em depoimento à revista Marie Claire, a jovem cientista incentivou o otimismo na busca dos sonhos. “Seja otimista sobre o que você acredita que pode fazer. Quando você é pequeno, diz muitas coisas sobre o que você fará ou será quando for mais velho. Eu acho que é importante não perder de vista esses sonhos”, disse.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: