62 bilionários têm a mesma riqueza que metade do mundo

As 62 pessoas mais ricas do mundo possuem uma fortuna equivalente ao dinheiro da metade mais pobre da humanidade combinada. A pesquisa, conduzida pelo centro de pesquisas independentes Oxfam, publicada pelo The Independent, apontou ainda que, desde 2010, 3,6 bilhões de pessoas (número equivalente a 50% da população mundial) empobreceu 41%, enquanto o grupo dos 62 mais ricos, viu suas fortunas passarem de cerca de R$ 2 trilhões para aproximadamente R$ 7 trilhões.

A tendência é que, nos próximos anos, o número de pessoas mais ricas necessário para alcançar a fortuna da metade mais pobre da humanidade seja ainda menor. Em 2011, por exemplo, era preciso combinar as riquezas das 388 pessoas mais ricas do mundo para atingir a mesma proporção. Já em 2012, o número caiu para 177, atingindo 80 em 2014 e, mais recentemente, 62 em 2015.

A pesquisa foi divulgada dias antes do encontro anual das maiores economias do mundo em Davos, na Suíça. De acordo com o chefe executivo da Oxfam, Mark Goldring, aponta uma queda drástica nas taxas de juros como um ponto de partida para a diminuição da desigualdade econômica no mundo.”É simplesmente inaceitável que a metade mais pobre da população mundial não possua mais que um grupo pequeno de super-ricos. Em pouco tempo, poderemos colocá-los em um único sofá”, ironizou. “A preocupação dos líderes mundiais sobre a escalada da desigualdade ainda não se traduziu em ações concretas para assegurar uma divisão justa do crescimento econômico. Em um mundo onde uma em cada nove pessoas vão dormir com fome todas as noites, não podemos pagar para que os mais ricos tenham direito a uma fatia maior do bolo”.

Outro dado que chama a atenção é que as fortunas do 1% mais rico da população corresponde ao mesmo que a soma de todos os outros 99% das pessoas. A diferença entre os dois grupos diminui a cada ano.