Pesquisa mostra que metade das amizades não é recíproca

CBS/Divulgação

Sabe aquele seu melhor amigo ou aquele grande amigo de infância? Talvez ele não te ache tão amigo assim. É o que sugere um estudo publicado pelo periódicoPLoS One, que estima em apenas 53% a reciprocidade das amizades. Ou seja, apenas metade de seus amigos te consideram amigo também. A pesquisa utilizou como base a resposta de 84 universitários de uma mesma sala, da Hangzhou Normal University, na China,  com faixa etária entre de 23 a 38 anos – sendo 40% homens e 60% mulheres. Os pesquisadores pediram para que os estudantes avaliassem o nível de relação entre eles em uma escala de 0 a 5. Onde “0” significaria nem conhecer a pessoa, 3 é o equivalente a amizade e 5, melhores amigos.

Na pesquisa, os alunos também precisariam precisaram tentar a nota que os outros participantes os atribuiriam, o que revelou a grande necessidade para que a amizade fosse mútua: 94% das respostas eram coincidentes entre o que a pessoa sentia em relação a pessoa e o que ela esperava desse mesmo amigo. Entre as possibilidades de amizades representadas em gráficos, apenas 413 relacionamentos fraternos eram, de fato, correspondidos, entre os 775 revelados no questionário. O resultado seria possível de prever segundo duas variáveis: relacionamentos (no caso, o quanto o círculo de demais amizades de dois indivíduos se correspondem) e status (a diferença entre a organização hierárquica social entre os indivíduos).

A mesma pesquisa foi realizada com um grupo maior, de aproximadamente 3,1 mil pessoas. Nesse caso, a correlação de reciprocidade na amizade caiu para 34%. Uma das principais justificativas encontradas no estudo foi a tendências de pessoas buscarem nomear como amigos indivíduos com status social ou poder aquisitivo mais elevados, enquanto a estes cabe uma seleção melhor definida do círculo de confiança. Também foi levado em consideração situações em que pessoas “forçam” uma amizade utilizando palavras como “amigo” ou ” sem ter realmente um laço afetivo. Um detalhe de um braço da pesquisa conduzida no Ensino Médio dos Estados Unidos é de que crianças negras teriam menos amizades recíprocas que as demais.

 

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: