Vício em açúcar pode ser comparado dependência de cocaína e nicotina

Pexels/Reprodução

Um artigo publicado no site British Journal of Sports Medicine está sendo alvo de muita controvérsia por causa das alegações que faz a respeito do consumo do açúcar. De acordo com os pesquisadores envolvidos, vício em açúcar seria tão sério quanto vício em cocaína, incluindo os sintomas de abstinência. Na pesquisa, os autores observaram que açúcar age como um escape para álcool e outras substâncias viciantes e que, assim como cocaína e ópio, açúcar é refinado de plantas até chegar aos cristais puramente brancos, um processo que apenas aumenta as propriedades viciantes do produto.

“Consumir açúcar causa efeitos similares aos da cocaína, alterando o humor do usuário, provavelmente por causa da habilidade de induzir prazer e a sensação de recompensa, fazendo com que mais pessoas busquem açúcar”, declararam os pesquisadores no estudo. Eles ainda usaram testes em ratos para comprovar que é possível sentir abstinência a partir da falta de açúcar.

Não é a primeira vez que um estudo sobre vício em açúcar é realizado, mas o artigo foi reprovado por especialistas da área, pois apesar do excesso do consumo levar a problemas de saúde, o açúcar não seria viciante ou poderia ser considerado como abuso de drogas. De acordo com o portal britânico The Guardian, um psiquiatra da Universidade de Cambridge, Hisham Ziauddeen, declarou que os autores do artigo utilizaram os testes em ratos da forma incorreta. “O estudo mostra que os animais só têm reações de vício quando você os restringe de consumir açúcar por duas horas todos os dias. Se você permitir que eles consumam quando eles quiserem, que é a forma que realmente eles consomem, eles não demonstram nenhum sinal de vício”, explicou.

Outra especialista, Maggie Westwater, declarou que os sinais de ansiedade observados nos animais após o consumo de açúcar estão muito longe de ser um sinal de vício. Para ela, como a abstinência normalmente ocorre após um longo período de consumo, não é possível dizer se o comportamento era originário de um consumo anterior da substância ou de fome. Já a sensação de prazer e recompensa observada no caso do consumo tanto da cocaína quanto do açúcar não são surpreendentes. A área do cérebro que controla a alimentação é a mesma que responde ao uso de drogas, segundo Westwater.

Ainda assim, há quem concorde com a pesquisa, mesmo que até certo ponto. O professor da Universidade de São Francisco Robert Lustig também acredita que açúcar é viciante, mas não chega perto do que seria um vício em cocaína. Para ele, o nível do vício no doce é baixo, se aproximando mais do que seria a relação com a nicotina, não drogas fortes como cocaína e heroína.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: