Tabela periódica pode ganhar nova linha

Steve Horrell / Creative Commons

Com a proximidade do aniversário de 150 anos da criação da Tabela Periódica, cientistas japoneses se empenham em criar um novo elemento, batizado, a princípio, como “ununennio” (1,1,9, em latim). A busca pelo novo elemento superpesado de 119 prótons, de acordo com a Sociedade Real de Química, foi anunciada ainda em 2017 em uma conferência científica. A expectativa é de que o surgimento dele adicione uma nova linha à tabela que conhecemos hoje nas escolas.

Quem comanda a pesquisa é o físico japonês Hideto Enyo, diretamente do laboratório Nishina, em Tóquio. No local, junto a uma equipe de cientistas, ele tem à disposição um acelerador de partículas capaz de causar o choque necessário para o surgimento do novo elemento. Na teoria, o objeto vai disparar feixes de um metal com 23 prótons chamado vanádio diretamente em outro metal de 96 prótons, chamado cúrio. O choque dos dois somaria os dois núcleos, formando um elemento de 119 prótons.

Apesar de parecer simples na teoria, na prática ele é diferente. Em outras situações, equipes de especialistas já tentaram mesclar elementos para atingir o “elemento 119”, mas não foram bem sucedidas. “Ainda não sabemos que tipo de combinação de feixes e alvos será melhor”, contou Enyo em entrevista ao jornal espanhol El País. A expectativa é de que dentro de cinco anos o novo elemento, nunca feito antes na Terra, seja sintetizado no laboratório. A finalidade dele, a princípio, é realmente adicionar mais uma linha à tabela periódica, além de, segundo o profissional, ser uma experiência “divertida”. Não são descartadas, porém, utilizações para ele na ciência e tecnologia no futuro.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: