Segundo cientistas, as plantas conseguem lembrar de você

Reprodução/Youtube

Será que as plantas conseguem reproduzir o que lhes é ensinado? Será que elas conseguem lembrar de você? Foi a partir destes questionamento que um grupo de cientistas italianos começaram a realizar testes e o resultado foi surpreendente. Eles afirmam ter conseguido mudar o comportamento de uma planta.

Em 2014, Dr Monica Gagliano e outros colegas da Universidade de Florença, na Itália, começaram a treinar uma planta e observar se conseguiriam observar a mudança de comportamento. Segundo o NyTimes, os pesquisadores escolheram a espécie Mimosa pudica, que enrolam suas folhas em reposta a estímulos físicos. Durante o teste, foram colocadas espumas nos vasos das plantas para provocar a reação. Assim que estimuladas, elas fechavam suas folhas em resposta ao toque.

Após a exposição repetida, sem danos graves, as plantas não recuaram e continuaram reagindo da mesma forma. Elas ficarem um mês sozinhas e, quando estimuladas, lembravam do que foi ensinado. Com isso, a pesquisadora, que agora está na Universidade da Austrália Ocidental, concluiu, a partir da experiência, que as plantas podem aprender comportamentos de longa duração, e guardá-los em uma espécie de memória.

Entretanto um comentário publicado em fevereiro de 2016 sugere que assim como elas aprendem, elas também podem esquecer o que foi ensinado. Peter Crisp, um biólogo da planta molecular na Universidade Nacional Australiana e responsável pela revisão da pesquisa, sugeriu que as plantas poderiam esquecer o que foi ensinado, quando elas constatam que a ameaça não faz mal. De qualquer forma, essa reação delas tem um propósito, Dr. Crisp e seus colegas afirmam: “Essa reação permite que as plantas possam economizar energia”.