Rio Amazonas tem mais de 9 milhões de anos, aponta pesquisa

Wikipedia / Reprodução

Em parceria com cientistas europeus, um grupo de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) divulgou pesquisa que comprova mostra que o rio Amazonas tem mais de 9 milhões de anos. Até agora, se achava que o rio tinha entre 1 e 1,5 milhão de anos. O resultado do estudo é baseado na análise de alguns tipos de sedimentos encontrados ao fundo do rio, os quais derivam da formação dos Andes num período de 10 a 5 milhões de anos atrás.

Nesse período, o rio Amazonas já existia mas era tão pequeno que nem chegava a se encontrar com o oceano Atlântico. Esta idade aproximada de 9 a 9,4 milhões é a partir da expansão do rio para o oceano. “Na verdade, há 9 milhões de anos o Amazonas era um lago que corria pelo norte, foi nessa época que ocorreu a transcontinentalização do rio”, informou o professor e geólogo da UnB, Roberto Ventura, ao G1.

Esta descoberta é de extrema importância para compreender o processo de evolução do rio e também para conseguir projetar uma tendência para o futuro. “Estão ocorrendo várias secas no Amazonas, seguidas de períodos de cheias em tempos não previstos. E nós não vamos conseguir entender esses fenômenos olhando apenas para o tempo presente”, explica Roberto.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: