Quem recebe carona tem 5x mais chance de retribuir

Wikipedia / Reprodução

Uma prática muito comum entre universitários é a utilização de caronas nos caminhos de casa ou trabalho para as universidades. Muitos estudantes, que acabam morando no mesmo bairro ou até estagiando na mesma empresa, aproveitam os colegas que possuem um carro próprio para pegar uma carona até o local desejado. Uma pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco indica que aqueles que pegam carona aumentam em cinco vezes a chance de compartilhar o próprio carro com outras pessoas numa oportunidade futura.

A dissertação de mestrado Carona dinâmica como medida de mobilidade sustentável em campus universitário, defendida pela aluna de pós-graduação em engenharia civil Laize Andréa de Souza, mostra que, mais precisamente, a probabilidade aumenta em 417%. Foi aplicado um questionário aos alunos que frequentam o campus Recife da UFPE, dirigindo-se ao menos uma vez na semana em veículo próprio. Os resultados da pesquisa apontaram que mulheres são 55% mais abertas à possibilidade de oferecer carona do que os homens. Além disso, aqueles que têm origem ou destino mais longe do campus apresentam 6% mais chance de partilhar seu carro a cada quilômetro acrescentado no trajeto.  O principal argumento utilizado para justificar a recusa da carona é a redução de privacidade dentro do veículo.

Baseado em dados colhidos em 2013 para a pesquisa, que mostram que ocorrem 200 mil mortes por ano decorrentes da poluição e que são gastas 103 horas no trânsito recifense em horário de pico, Laize explica a importância de diminuir a taxa média de pessoas por automóvel. “A carona é uma das medidas sustentáveis que visam melhoria na mobilidade, uma vez que aumenta a taxa de ocupação dos automóveis e tende a reduzir o número de carros em circulação. Atrelada a ela, existem vários fatores subjetivos, difíceis de serem mensurados, que fazem com que a pessoa use o modo ou não”, explica.

Outras universidades, como por exemplo a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), estimulam a prática de caronas através de aplicativos como o Bigu. Desenvolvido por estudantes de engenharia, o aplicativo permite que os estudantes disponibilizem caronas para bairros específicos, em horários programados com quantidade de vagas e até mesmo um valor de contribuição de R$1 a R$5. O cadastro é feito de acordo com a matrícula dos alunos, sendo permitido o uso apenas dos estudantes.

Bigu / Divulgação

Segundo um dos criadores do aplicativo, Pedro Campos, para estimular a carona foram inseridos diferenciais como acúmulo de pontos por carona, que podem ser trocados em uma loja dentro do app. “Utilizando o Bigu para programar suas caronas, o usuário acumula pontos e pode trocá-los por cupons de descontos oferecidos pelos diversos parceiros na loja dentro do app. Empresas como Vaporetto, RedBake, Classic Hall e postos de gasolina são nossos parceiros e oferecem descontos e promoções para os biguzeiros”, conta.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: