Província canadense estuda “dar dinheiro” a seus habitantes

Parece brincadeira, mas não é. Tudo indica que o governo da província de Ontario, no Canadá, deve “distribuir dinheiro” à população. As autoridades da cidade anunciaram a ideia, que tem como justificativa o momento de crescimento pelo qual passa a economia local. A entrega de um cheque mensal aos habitantes seria um experimento social, com o objetivo de testar o conceito de renda básica.

Embora as autoridades de Ontario não tenham dado detalhes sobre o projeto, o Ministério das Finanças confirmou a ideia por meio de um relatório. Os defensores da renda fixa argumentam que ela seria capaz de promover uma relevante economia em custos de administração, além de reduzir a pobreza e dar mais autonomia à população.

Por meio de comunicado oficial, o poder público disse: “À medida que a economia de Ontário cresce, o governo continua empenhado em não deixar ninguém para trás. A manutenção de uma rede eficaz de segurança social é parte dos esforços mais amplos do governo para reduzir a pobreza e garantir a inclusão”.