Pesquisadores criam celular que dispensa uso de bateria

University of Washington/YouTube

Pesquisadores da Universidade de Washington deram um primeiro passo para extinguir os carregadores de celular. Um protótipo de celular que não precisa de baterias foi desenvolvido por uma equipe de cientistas da computação e engenheiro eletrônicos. O aparelho utiliza sinais de rádio do ambiente para conseguir os poucos microwatts que precisa em sua alimentação.

O microfone do celular usa as vibrações emitidas ao falar e as codificam em padrões de fala, sendo transmitidos por meio de um sinal analógico de rádio, transmitido por uma antena. Ao chegar no aparelho receptor, esses processo decodifica esses sinais, transmitindo as vibrações para os alto-falantes. Esse processo consome pouquíssima energia, diferentemente dos celulares modernos, que precisam converter os sinais analógicos de rádio em dados digitais.

Além de usar os sinais de rádio, o celular também é carregado por meio de luz, utilizando um pequeno painel solar (do tamanho de um grão de arroz). Existem outros aparelhos que não precisam de bateria para funcionar, porém eles precisam descansar por alguns minutos para colherem energia, o que torna inviável uma simples ligação telefônica. “Você não pode dizer ‘alô’ e esperar o telefone descansar um pouco para conseguir continuar transmitindo. Esse é o maior desafio. A quantidade de energia que você pode obter através de sinais de rádio e luz no ambiente fica entre 1 e 10 microwatts”, declarou Bryce Kellog, co-autor do projeto, para o site da universidade.

O próximo passo da equipe é conseguir aumentar o alcance das operações do protótipo e conseguir encriptar as conversas, para deixa-las segura. Ele também estão trabalhando em uma tentativa de conseguir transmitir vídeo e adicionar um display visual.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: