Outubro de 2015 foi o mais quente da História. Pernambuco está entre os recordistas

Estudo divulgado pela Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA) aponta as temperaturas registradas em outubro de 2015 como as maiores para o mês em toda a história. A média de outubro deste ano é 0,2 graus Celsius maior que qualquer outra já aferida. O recorde anterior já havia sido batido em 2014 e este é o sexto mês consecutivo a estabelecer maiores níveis de temperatura global desde o início das medições, em 1880. A conclusão foi a mesma a qual chegou o Serviço Meteorológico do Japão, divulgado nesta semana.

O mapa acima, divulgado pelo instituto e publicado pela revista Newsweek,  mostra que a área compreendida pelo estado de Pernambuco, praticamente em sua totalidade, está entre os locais classificados como recordistas em altas temperaturas. Assim como boa parte do Nordeste, parte do continente africano, Índia e Austrália.

Antes de 2015, a maior temperatura registrada para o mês de outubro era de 2014. Outubro ainda registrou outro recorde divulgado pela NOAA. A diferença entre a temperatura registrada em 2015 e a média global de todo o século 20 foi de 0,98 graus celsius, (incluindo as temperaturas da terra e oceanos). Isso significa que o mês foi praticamente 1°C mais quente que a média histórica dos anos 1901 a 2000. É uma distância 14 vezes maior que a maior diferença entre a média secular e um mês do século 21, que antes pertencia a setembro de 2015, 0,07°C acima da média.