Novos testes podem ajudar a tratar depressão, diz pesquisa

Marcos Santos / USP Imagens

Pessoas que têm depressão poderão, em breve, contar com a ajuda de exames de sangue para receber um tratamento personalizado para a doença. Os testes, elaborados por cientistas, poderão prever com detalhes como os pacientes irão responder aos remédios antidepressivos receitados para eles.

O exame serve para analisar os níveis de dois biomarcadores presentes no sangue, que estão ligados à baixa resposta a antidepressivos, se o paciente tiver com os biomarcadores acima de um certo número é certeza de que eles não reagirão ao tratamento com remédios comuns. O anúncio vem como uma ajuda, já que, segundo o portal britânico The Independent, pesquisas apontam que cerca de 50% das pessoas não respondem bem a antidepressivos e são resistentes a todos os tratamentos envolvendo medicamentos.

“Antidepressivos podem ser salvadores se você tiver alguma doença mental, como depressão, TOC ou ansiedade, mas não é muito útil se você passar anos tentando remédios e errando até acertar”, explicou Brian Dow, diretor da associação Rethink Mental Ilness (repense a doença mental, em português). A pesquisa foi publicada no Jornal Internacional de Neuropsicofarmafologia, mas ainda não há previsão para que o exame seja aplicado efetivamente nos tratamentos.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: