Nasa vai perfurar vulcão para evitar erupção devastadora

Wikimedia/Reprodução

Cientistas estão trabalhando em estratégias para previnir que um supervulcão entre em erupção. Caso isso ocorresse, os efeitos seriam devastadores para o clima e meio ambiente da Terra. Para pesquisadores da Nasa, a solução ideal seria abrir um buraco na base de um dos vulcões para poderosos do mundo, que fica abaixo do Parque Nacional Yellowstone. Porém, isso também representa alguns perigos.

De acordo com Brian Wilcox, do laboratório de jatos de propulsão da Nasa, essa ideia traz muitos problemas em potencial. “Perfurar o topo da câmara de magma e tentar esfriá-la é muito arriscado, mas tornaria a estrutura da capa por cima do magma muito mais frágil, acarretando a liberação de gases voláteis nessa parte superior”, declarou ao portal de notícias britânico Independent. Essa liberação de gás não aconteceria naturalmente, sem a perfuração.

Ainda de acordo com Wilcox, as ameaças oferecidas pelo supervulcão são muito maiores do que as de um asteroide ou cometa, pois os efeitos da erupção de um vulcão trariam efeito a longo prazo para o planeta, como a liberação de uma quantidade enorme de dióxido de enxofre na atmosfera e morte por fome em todo planeta.

Erupções grandes ocorrem uma vez a cada 100 anos. O caso mais recente foi há 27 mil anos, na Nova Zelândia. No caso do vulcão de Yellowstone, erupções são registradas a cada 600 mil anos, mas, de acordo com Wilcox, faz mais ou menos esse tempo desde que ele explodiu pela última vez. Os planos da Nasa é de fazer um furo de 10 km de profundidade em Yellowstone e despejar água lentamente.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: