Nasa disponibiliza pôsteres com o que seriam anúncios de turismo espacial

NASA/Reprodução

Para quem já sonhou ser um astronauta da Nasa quando era criança, imaginando vestir aquelas roupas e poder estar no espaço vendo os planetas de um ângulo impressionante e exclusivo, essa é a hora de voltar no tempo. A agência não abriu vagas para astronautas, mas disponibilizou diversos pôsteres para download do que seriam as ofertas de viagens espaciais, no estilo de propaganda da década de 1930.

Cada ilustração reflete o que os cientistas sabem sobre os planetas do sistema solar e de fora dele – os “primos” da Terra. “Se plantas existem em um planeta como o Kepler 186f, sua fotossíntese pode ter sido influenciada pelos fótons de comprimento de onda vermelhos de sua estrela, criando uma paleta de cores bem diferente do verde terrestre”, diz a legenda de um deles. O HD 40307g, exoplaneta que tem 8 vezes mais massa que a Terra e uma gravidade muito superior, por sua vez, é retratado como um local de paraquedismo, enquanto Kepler 16b, é apresentado com a influência de dois sóis.

Há histórias de satélites e planetas que ouvimos falar com mais frequência, como é o caso de Marte e Júpiter. Os pôsteres foram criados por Joby Harris e David Delgado, funcionários da Nasa, e foram distribuídos na reunião da Sociedade Americana de Astronomia, em janeiro, antes de serem disponibilizados para download pela população. Vale a pena baixar, imprimir, colar no quarto e quem sabe se imaginar viajando por esses lugares no futuro.