Na Wikipédia, PT foi dissolvido e Casa Civil já foi “Casa da Mãe Joana”

por

Enciclopédia colaborativa permite edições de qualquer computador, o que abre margem para xingamentos e até “previsões”

No mundo próprio da Wikipédia, a Casa Civil já foi renomeada para Casa da Mãe Joana Lula da Silva e Planalto dos Ladrões, enquanto a presidente Dilma Rousseff já entregou o mandato em 2016, marcado como seu último ano de governo e ano dissolução do Partido dos Trabalhadores (PT). É indiscutível que a internet levou os debates políticos a um nível mais intenso e talvez seja na enciclopédia de código aberto que a discordância com determinada situação se faça mais eficaz, em especial no auge da Operação Lava-jato, que investiga possíveis desvios de verbas da Petrobras e inspira dezenas de “corajosos escondidos na rede”, com todas as suas insatisfações, críticas e xingamentos levados do ambiente pessoal a uma plataforma de grande alcance.

Reprodução/Wikipédia
Reprodução/Wikipedia
Instituto Lula

A Casa Civil foi alvo das edições 70 vezes em 4 dias e caiu de vez no vocabulário popular por conta do imbróglio envolvendo a nomeação do ex-presidente Lula como ministro – e as polêmicas jurídicas que a sucederam. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, se fossem depender do Wikipédia, já teriam sido “entregues” pela delação premiada do senador Delcídio do Amaral, em vez de serem, até o momento, apenas citados pelo senador. Dilma aliás, já teve seu mandato “encerrado” antecipadamente por vários editores, que colocaram o ano de 2016 como último ano de governo, enquanto Lula teve o sobrenome “Lapario” acrescentado pelo editor identificado apenas pelo IP 189.29.72.114 – que, provavelmente, tentou escrever Larápio – e ainda o vocativo Luiz Inácio Ladrão Corrupto Lula da Silva, realizado pelo editor RafaLins, ambos em 18 de março. A página do Palácio do Planalto também foi editada com críticas ao governo Dilma.

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Reprodução/Wikipedia
Reprodução/Wikipedia
Reprodução/Wikipedia

O juiz responsável pela Lava-Jato, Sérgio Moro, foi “promovido”. Acabou convertido em “mito”, além de juiz, por uma edição de 18 de março de 2016. Para a página da Polícia Federal, as edições feitas não são direcionadas à política. O assunto principal das modificações é inusitado: se trata do ex-casal pop Juntin Bieber e Selena Gomez.

Reprodução/Wikipedia

Wiki

Na enciclopédia online colaborativa, como qualquer outra plataforma Wiki, é possível editar informações da maneira mais conveniente ao “editor”, sem necessariamente se expor – as edições podem ser feitas de qualquer computador. Se um mesmo IP – sequência de números que identifica um terminal – “vandalizar” muitos artigos em sequência, ele pode ser punido com a perda de permissão para editar. No entanto, não há nada para impedir erros propositais, exceto editores dispostos a corrigi-las. Pode ser escolhido como editor quem ofereça IP fixo para realizar correções ou adições de informações nos artigos da página.