Mulher passa a respirar pelo olho após cirurgia para remover tumor

Ahmed Post / Reprodução

A canadense Ida Deslande, de 60 anos, foi submetida a uma cirurgia para a remoção de um tumor localizado na região do rosto. O procedimento, no entanto, resultou em uma alternativa nada convencional para mantê-la viva: desviar o canal respiratório para um dos olhos da paciente, que só descobriu a mudança cinco semanas após a cirurgia.

O procedimento inusitado ocorreu porque, durante o procedimento cirúrgico, os médicos perceberam que o tumor havia tomado proporções maiores do que o esperado. Ele estava enraizado no nariz e em um dos olhos de Ida. Devido a gravidade, parte dessas duas regiões precisaram ser removidas.

Ao jornal norte-americano The Sun, Deslande disse que não havia sido informada pela equipe médica sobre a possibilidade de acordar sem partes do rosto. A consulta para tirar os pontos e curativos foi realizada aproximadamente 30 dias após o procedimento e para ela foi um momento devastador. Além de ter que lidar com o próprio choque diante da situação, Ida teve que enfrentar comentários maldosos nas ruas e nas redes sociais por conta da deformidade. “Para as pessoas eu sou um monstro”, desabafa.

Para reparar o espaço perdido, a canadense foi submetida a uma segunda operação. Dessa vez, o procedimento retirou uma parte de pele das costas para preencher a área vazia do rosto, mas outras cirurgias serão necessárias para que ela seja o mais próximo do que era antes. Segundo ela, o maior desejo é ter um rosto antes de morrer. Com o intuito de ajudar no processo de reconstrução facial, uma vaquinha online foi criada para dar suporte aos custos das próximas operações.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: