Jovem é resgatado após 47 dias perdido no Himalaia

Taiwan News/Reprodução

Em meados de março, o jovem casal de taiwaneses Liang Sheng Yueh, de 21 anos, e Liu Chen Chun, de 19, saiu para fazer uma trilha no Himalaia e acabou sendo dado como desaparecido. No último dia 26/04, depois de passar 47 dias perdido, Yueh foi resgatado em um cânion perto da vila de Tipling, no distrito nepalês de Dhading. Chun, sua namorada, não resistiu e morreu – de acordo com Yueh, apenas três dias antes de a equipe de resgate conseguir chegar até eles.

Apesar de ter perdido cerca de 30kg e ter sido encontrado com piolhos e um dos pés coberto por vermes, os médicos afirmam que o estado de saúde de Yueh é estável e que ele não corre risco de morte – tendo muito provavelmente sobrevivido a base de água e sal. Ele está sendo tratado em um hospital de Katmandu, capital do Nepal.

Estudantes da Universidade Nacional de Dong Hwa, em Taiwan, Chun e Yueh haviam chegado ao Nepal em fevereiro, vindos da Índia. Eles haviam sido havistados pela última vez ao norte de Dhading, no dia 9 de março, indo em direção às trilhas – apesar de uma pesada nevasca ter caído nesse dia. Seis dias depois, as famílias do casal entraram em contato com as autoridades locais, pois o eles não haviam feito contato em uma data combinada previamente.

Madhav Basnet, um dos guias que fez parte da expedição de resgate, informou à BBC que, aparentemente, o casal escorregou enquanto subia uma trilha bastante íngreme, quando tentava chegar à vila de Ghatlang; Eles acabaram presos em uma formação rochosa parecida com uma caverna e não conseguiram escalar de volta.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: