Inovação: lápis pode germinar e virar uma planta

Foto: sproutworld

O lápis de madeira tão comum no dia a dia das pessoas agora pode virar uma árvore. Isso porque a startup dinamarquesa Sprout World está vendendo uma versão do produto que depois do uso pode ser plantado e uma planta germina e cresce no local escolhido.

Segundo o site da empresa, o lápis foi criado por três estudantes do instituto de Tecnologia de Massachusetts, Boston, nos EUA, em 2012. O projeto deles vinha com a ideia de criar algum artigo de escritório que servisse para o futuro de forma sustentável. Foi com essa ideia em mente que eles criaram o primeiro lápis que pode ser plantado no mundo. O produto entrou no mercado em 2013 e, em 2014, a ideia foi adquirida pela empresa Sprout World.

O produto funciona da seguinte maneira: no lugar da borracha no final do lápis, que é feito com madeira sustentável, existe uma cápsula com sementes. Quando terminar o uso a pessoa pode pegar essa cápsula e plantar em algum lugar para que ela germine, no período de uma a três semanas. Entre as opções de sementes estão: manjericão, alecrim, pimentão verde, cravo, legumes e flores.

O produto está se popularizando e, segundo o site da marca, aproximadamente, 450 mil unidades são vendidas por mês, em mais de 60 países diferentes. Além disso, eles pretendem expandir seu leque de produtos com germinação, que já conta com lápis coloridos e mini caixas que, quando regadas, viram plantas e podem possibilitar uma horta na sua janela. Ainda segundo a página da startup, o principal objetivo deles é que em vez de produtos irem para a lata do lixo, no final do uso, eles podem ser utilizados para criar uma nova vida.

Em entrevista ao jornal Huffington Post, quando questionado sobre o tipo de madeira utilizada e sobre as sementes selecionadas o diretor executivo da empresa, Michael Stausholm, afirmou: “Nós não somos perfeitos, ninguém é perfeito. Mas por causa da natureza do nosso negócio, nós empegamos muito esforço e recursos no rastreamento dos materiais utilizados para ter certeza de que tudo está certificado e que seja proveniente de fontes seguras”.

O lápis pode ser encontrado a venda na loja online da Sprout, no Amazon e em supermercados de alimentos integrais ao redor do mundo.