Igreja “hipnotiza” pombos para afastar aves de templo

Nossa Senhora da Consolação/Divulgação

Por causa de uma infestação de pombos, os fieis da igreja Nossa Senhora da Consolação, no centro de São Paulo, passaram a descrever o momento de dizer as preces como “um verdadeiro inferno”. “Os pombos entravam aqui e faziam cocô em tudo. Ficavam voando na hora da missa. Eu xingava e até jogava bolinhas de papel para tentar espantá-los, mas eles faziam ninhos no alto e não saíam de jeito nenhum”, explicou Janete Thies, secretária da paróquia ao site de notícias BBC Brasil.

Janete foi obrigada a passar parte do dia limpando as penas que caiam, as pedras que as aves traziam e as fezes que melavam os bancos da igreja, fundada há mais de 200 anos. Para tentar por um fim a essa rotina, a igreja pediu assistência a empresa Protec para que os pombos parassem de usar o local como lar.

A primeira e mais criativa das soluções implantadas pela empresa foi um painel de círculos coloridos desenhado em forma de alvo e instalado em uma das entradas da igreja. A imagem causa uma sensação de mal-estar e náusea nos pombos, de acordo com a Protec. A visão das aves fica “embaralhada” e elas não conseguem seguir em direção ao alvo. “Os pombos ficavam procriando e faziam muito barulho na hora da missa, mas o trabalho teve sucesso de 100% e nunca mais nenhum pombo entrou na igreja”, contou o padre José Roberto Pereira, responsável pela paróquia.

Porém, o supervisor da Protec revelou que seria necessário muito mais do que apenas o alvo “hipnotizante” para espantar os pombos. Além do desenho na entrada, também foram instalados telas em todos os vãos da igreja e espetos não afiados para evitar que as aves façam ninhos no local, mas garantindo que nada maltrataria os animais.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: