Ignorados por Google Street View, moradores usam câmeras 360° em ovelhas
Cansados de esperar a chegada do Google Street View no seu território, os moradores das Ilhas Faroe – um arquipélago dependente da Dinamarca, formado por 18 ilhas vulcânicas, localizado entre a Escócia e a Islândia – resolveram inovar na hora de chamar turistas para a cidade: colocaram câmeras 360° e panorâmicas nas costas de cinco ovelhas das ilhas e distribuíram os resultados em uma conta do YouTube.
Com a hashtag #wewantgooglestreetview (nós queremos o Google Street View, em inglês), um grupo de moradores já divulgou uma série de imagens panorâmicas e até mesmo um vídeo em 360 graus da ilha, que tem 80 mil ovelhas e cerca de 50 mil moradores. Todas as imagens capturadas são enviadas colaborativamente para o Street View. “Esse é um lugar que esteve escondido por muito tempo, acho que é hora de convidarmos as pessoas a nos visitar”, explicou a moradora Durita Dahl Andreassen, uma das responsáveis pela divulgação dos vídeos nas redes sociais.
Com a popularidade dos vídeos, alguns com mais de 170 mil visualizações, a história da ilha tornou-se popular na imprensa internacional. O jornal britânico The Guardian procurou a Google para falar sobre o assunto, mas a empresa só informou que “todos são bem vindos para criar a sua própria experiência no Google Street View inscrevendo-se para pegar o equipamento emprestado”.