Homem voa por 25km amarrado em balões de hélio

The Adventurists / Youtube

Após duas tentativas frustradas de voar em uma cadeira presa à balões de Hélio, um britânico finalmente conseguiu realizar o sonho de cruzar o céu da África do Sul, suspenso por 100 bexigas em uma altura de 2,4 mil metros. Tom Morgan, de 28 anos, voou por cerca de 25 km até pousar e concretizar a aventura desejada há anos. Para consegui-la, o rapaz que mora na Inglaterra, se deslocou até Johannesburgo, na África do Sul. Nas duas vezes anteriores que tinha tentado realizar a aventura em Botsuana, também na África, ele não foi bem sucedido. Para encarar o desafio pela terceira vez, ele passou dias enchendo bexigas de gás hélio.

Ao atingir uma certa altitude, o britânico teve que começar a estourar os balões, um de cada vez, para estabilizar o voo. “Ao mesmo tempo que foi uma sensação mágica e incrível, fiquei um pouco eufórico e apavorado. Meu medo foi quando eu tive que me manter calmo e começar a furar as bexigas gradualmente”, comentou Tom à BBC. Após a injeção de adrenalina, o homem, que opera uma empresa de passeios de aventura na Inglaterra, quer lançar agora uma “corrida” de balões de hélio na África, que deve durar cerca de três dias. “Teremos apenas que evitar áreas com árvores pontudas”, brincou.

Um caso semelhante, com fim trágico, marcou o Brasil em 2008. O padre Adelir Antônio de Carli, da diocese de Paranaguá, no Paraná, planejava bater o recorde mundial de permanência no ar em vôos com balões de gás hélio. Ele embarcou da cidade paranaense para o município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, com um GPS e um celular, mas mudanças no tempo fizeram o homem perder contato com a equipe que o monitorava. Apenas parte do corpo dele foi encontrado quase três meses depois na costa do Rio de Janeiro.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: