Brasil tem maior diversidade de árvores do mundo, diz estudo

Amazônia Vip / Reprodução

Estudo realizado pela Botanical Gardens Conservation International (BGCI), uma organização sem fins lucrativos, foi publicado no jornal SustainableForestry mostrando que o Brasil tem a maior diversidade de árvores do mundo. Ao todo, são 8.715 espécies no território brasileiro, representando 14% das 60.065 existentes no planeta. A pesquisa foi realizada com com base nos dados de 500 jardins botânicos ao redor do mundo. A Colômbia ficou em segundo lugar na lista, com 5,776 espécies e a Indonésia com 5.142.

No total, trezentas espécies estão ameaçadas de extinção, por terem menos de 50 exemplares na natureza. O estudo revelou que 58% das espécies são encontradas apenas em um país. Com exceção dos polos, a região próxima do Ártico, na América do Norte, tem o menor número de espécies, com menos de 1,4 mil. O intuito do estudo é usar a lista, que contém mais de 375,5 mil registros, para identificar espécies raras e prevenir a extinção.

A grande questão é poder localizar as árvores através de referências e coordenadas geográficas. “Estamos em uma posição privilegiada, porque temos 500 instituições botânicas entre nossos membros, e muitos dos dados não estão disponíveis ao público. A digitalização destes dados é o auge de séculos de trabalho. Obter informações sobre a localização dessas espécies, como os países em que elas existem, é chave para sua conservação. Isso é muito útil para determinar quais devemos priorizar em nossas ações e quais demandam avaliações sobre a situação em que se encontram”, explica o secretário-geral da BGCI, Paul Smit, à BBC.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: