Erro na data de nascimento de Padre Cícero pode alterar feriado no Nordeste

Glauco Spíndola / Arquivo DP

Ao contrário do que muitos pensam, a data de nascimento de Padre Cícero, considerado como santo popular em algumas cidades do Sertão Nordestino, não é 24 de março. A descoberta foi feita pelo professor Daniel Walker e pelo historiador Renato Casimiro junto à Paróquia de Nossa Senhora da Penha, no Cariri cearense. Ambos estudam a vida do ícone religioso e descobriram, analisando o documento de batismo dele, que apesar de comemorado no dia 24, o nascimento foi registrado oficialmente no dia 23 de março.

“Conseguimos a cópia de um documento original que é o batistério do Padre Cícero. Até então nós sabíamos que o Padre Cícero teria realmente nascido no dia 23 de março de 1844, mas apenas através de transcrições de livros. Agora não, temos uma cópia de um registro oficial”, explicou, em entrevista à TV Verdes Mares, Daniel Walker. O documento foi digitalizado e as análises comprovaram que, por decisão do próprio pároco, os sobrenomes dele tiveram ordem trocada. Enquanto todos os conhecem por Cícero Romão Batista, o nome real no documento é Cícero Batista Romão.

A descoberta já causou impacto na cidade de Juazeiro do Norte, que anualmente recebe romarias para celebração de aniversário do padre. Representantes oficiais da cidade já se reuniram para decidir se aceitarão a mudança, que implica em trazer o feriado do dia 24 de março para o dia 23.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: