Equipe remove maior tumor renal do mundo, com 5,5kg

Newslions SWNS

Na cidade de Mumbai, na Índia, médicos identificaram paciente portadora do maior tumor do mundo. Durante três anos, Manju Devi, de 28 anos, queixou-se da existência de um “nódulo” e de fortes dores no lado direito de sua região abdominal, além de encontrar sangue na urina. Em exames, ela descobriu que aquilo se tratava de uma enorme massa localizada em seu rim, que pesava cerca de 5,5kg e media 31cm x 19cm.

A equipe médica responsável pelo caso, no Hospital Geral Municipal de Lokmanya Tilak Sion, afirmou que um rim normal pesa pouco mais de 110g, e que, diante disso, o tumor da mulher era 50 vezes maior que o seu órgão. A massa foi removida em cirurgia e entrou para a lista do Guinness Book Of World Records como o maior tumor renal já registrado.

O procedimento de remoção durou oito horas, e, segundo os médicos, devido ao tamanho, já estava afetando outros órgãos da paciente, no sentido de diminuí-los. Segundo o urologista Dr. Ajit Sawant, Manju estava incapacitada de cumprir suas demandas cotidianas. “Ela não conseguia mais fazer suas atividades diárias por causa da enorme massa em seu abdômen. Nos últimos três anos, ela foi encaminhado para vários hospitais, no entanto, devido ao tamanho enorme do tumor, a cirurgia era adiada”, afirmou ao Hindustantimes em entrevista. Após enfrentar a operação para retirar o rim, a mulher foi liberada do hospital.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: