Encontrada pessoa mais velha do mundo, com 145 anos

Indian Express / YouTube

Ele já teve quatro esposas e perdeu um total de 10 irmãos. Aos 145 anos, Mbah Gotho é o ser humano mais velho que se tem notícia e tudo que diz à imprensa local é: “tudo que eu quero é morrer”.

Se é uma questão de erro ou não, ainda não se sabe, mas a documentação oficial do indonésio dá conta de seu nascimento em 31 de dezembro de 1870, data confirmada pelas autoridades da Indonésia.

Gotho vive na região de Central Java e resume sua rotina como passar os dias ouvindo rádio, já que, com a visão reduzida, televisão deixou de ser um passatempo viável. A última esposa dele faleceu em 1988 e, desde então, perdeu também todos os filhos, sendo hoje acompanhado apenas pelos netos, bisnetos e trinetos. Atribui a longevidade a apenas um ingrediente: paciência.

Oficialmente, ele é 23 anos mais velho que a atual detentora do recorde de mais longeva pessoa do mundo, a francesa Jeanne Calment. Para ser reconhecido no Guiness Book, o Livro dos Recordes, no entanto, é necessário que os documentos passem por uma verificação independente.

De acordo com o jornal britânico The Independent, outras duas pessoas reclamam o título, mas, no caso deles, não há documentos que comprovem a idade ou possam ser verificados para obter o título. São eles: James Olofintuyi, da Nigéria, que diz ter 171 anos, e Dhaqabo Ebba, da Etiópia, que alega ter 163.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: