Descobertos restos de pirâmide construída há 3,7 mil anos

Volkskrant / Reprodução

O Ministério de Antiguidades do Egito informou a descoberta de ruínas de uma pirâmide construída há 3,7 mil anos. A estrutura, que está situada próxima a cidade de Mênfis, na necrópole real de Dahshur, revelou um corredor com dez linhas de hieróglifos.

Imagens da construção foram divulgadas pelo ministério, e parece esar em ótimo estado de preservação. O tamanho da pirâmide ainda não fui divulgado pelos arqueologistas, que ainda estão em trabalho de escavação. A pirâmide teria sido construída na 13ª dinastia faraônica. “Todas as partes descobertas da pirâmide estão em boas condições, e mais escavações serão realizadas para se revelar mais partes da estrutura”, informou o ministério do país à BBC.

A necrópole de Dahshur é onde a primeira pirâmide de paredes lisas, a Pirâmide Vermelha, foi construída pelo faraó Seneferu, da 4ª dinastia, há cerca de 4,6 mil anos. Arqueólogos descobriram 123 pirâmides antigas no Egito, segundo Zahi Hawass, ex-diretor do Conselho Supremo de Antiguidades. “Esperamos encontrar alguma inscrição que revele a identidade do dono da pirâmide. Encontrar o nome de uma rainha desconhecida até agora serviria para completar a história”, explicou o especialista.

Estas pesquisas fazem parte de uma operação chamada “ScanPyramids”, que conta com equipamentos de escaneamento para encontrar estruturas e cavidades ocultas.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: