Descobertos 60 novos planetas, incluindo “superterra”

Cientistas descobriram 60 novos planetas orbitando as estrelas próximas ao sistema solar. Entre os planetas, foi encontrado a “Superterra”, chamada Gliese 411b, que tem a superfície rochosa e está localizada no quarto sistema estelar mais perto do sol. O planeta demonstra que praticamente todas as estrelas mais perto do sol são orbitadas por planetas e alguns deles poderiam ser como a Terra. A descoberta foi feita por um time internacional de pesquisadores coordenados pela University of Hertforshire, na Inglaterra.

Além desses 60 planetas, os pesquisadores também têm evidências que indicam a presença de mais 54 planetas, totalizando 114. Os resultados são baseados em quase 61 mil observações individuais de 1,6 mil estrelas no período de 20 anos. As observações foram feitas por astrônomos norte-americanos no Havaí.

“É fascinante pensar que, quando olhamos para as estrelas mais próximas, todas elas parecem ser orbitadas por planetas. Esses novos planetas podem nos ajudar a entender melhor o processo de formação do sistema planetário”, disse o Dr. Mikko Tuomi, responsável pelo estudo, ao Daily Mail.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais:

Zoom

Zoom in Regular Zoom out

Facebook

Comentário(s)

Comentário(s)