Cruzando os Alpes Suíços, maior túnel do mundo é inaugurado

Hannes Ortlieb/CreativeCommons

Com 57 km de comprimento e a 2,3 km de profundidade, sob os Alpes, o túnel de base de Gotthard, na Suíça, é o novo túnel mais longo do mundo. Além de maior extensão, a via também teve o maior orçamento já feito para obras desse tipo, custando 11 bilhões de euros até sua conclusão, o equivalente a 44 bilhões de reais.

O túnel ferroviário demorou 17 anos para ficar pronto. Planejado desde a década de 1980, o novo túnel irá sobrepor o antigo túnel ferroviário de Gotthardbahn, que tem seus trilhos na sinuosa superfície dos Alpes. Com o novo caminho, o trajeto entre as duas cidades ligadas pelos túneis será reduzido em 45 minutos e a capacidade de passageiros em cada viagem subirá de 180 para 260 pessoas. Durante o percurso, os trens podem atingir a velocidade de 250km/h.

O recém-inaugurado túnel-base de Gotthard é 3 km mais extenso que o detentor do recorde até o momento, o túnel de trem de Seikan, que liga duas ilhas japonesas, sendo 7 km mais extenso que o conhecido Eurotúnel. De acordo com o jornal britânico The Guardian, comemorações com 1,2 mil convidados, que custarão cerca de 8 mil euros, ou 32 mil reais, devem marcar a inauguração do túnel, que será usado para jornadas de teste até dezembro de 2016, quando só então começa a realizar viagens regulares.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: