Com chance de 25 milhões para um, menina encontra doador de célula tronco do outro lado do mundo

A estudante Evie McClean, de apenas 9 anos, poderá dizer pelo resto da vida que ganhou na loteria. Não foi um típico bilhete premiado e o prêmio não foi em dinheiro. Ela conseguiu uma doadora compatível de célula-tronco numa probabilidade de 25 milhões para um.

Dessa forma, ela foi curada da mielodisplasia que vinha causando a diminuição da quantidade de médula óssea em seu corpo. Ninguém em sua família era compatível. Na Grã-Bretanha, onde vive, também não houve nenhum doador compatível.

Reprodução Nicki McClean

Com a expansão das buscas para o restante do mundo, no entanto, uma doadora compatível foi encontrada nos Estados Unidos. Uma mulher de 35 anos foi o bilhete premiado de Evie. As células cruzaram o Oceano Atlântico até chegar ao Hospital Royal Marsden, no condado de Surrey, na Inglaterra.

Ao tabloide britânico The Sun a mãe de Evie, Nicola, se mostrou aliviada com o sucesso do procedimento. “Sem o transplante ela teria morrido. Ela teve dois doadores com compatibilidade de 90% na Europa, mas somente uma com 100% em todo o mundo”, afirmou. “Por conta disso, Evie agora tem a chance de ter um grande futuro”, complementou Nicola.

O transplante foi um sucesso e de acordo com os médicos, a célula tronco já começou a produzir novas células. “Eu quero agradecer a essa mulher maravilhosa (doadora) do fundo do meu coração. Ela foi a única compatível, a vida de Evie esteve nas mãos dela”, disse Nicola.