Casais envelhecem desenvolvendo paladar semelhante, revela estudo

Alessandro Darabas/Divulgação

Uma pesquisa indicou que, após algumas décadas juntos, o gosto de casais por comida passa a ser bem mais parecido e as refeições se tornam mais apetitosas. Os anos de “pratos compartilhados” fazem com que os paladares dos casais mudem a ponto de se tornarem muito mais semelhantes. “Parceiros compartilham o lar, a geladeira, a cozinha e boa parte das refeições são divididas, então eles comem tipos similares de comida. Apesar do papel genético das preferências pessoais na hora da alimentação, ambientes compartilhados, hábitos e exposição a determinados gostos e cheiros podem moldar os gostos dos dois”, registrou o estudo, de acordo com o portal de notícias britânico Daily Mail.

Para a pesquisa, os casados entre três meses e 45 anos foram testados com diferentes cheiros, incluindo lavanda, chocolate branco, café, refrigerante de cola, canela, carne defumada, limão e mel. O casal inalou cada cheiro por cinco segundos e depois teve que dar notas de zero a cinco a partir das preferências.

Depois, 100 homens e 100 mulheres receberam sprays de sabores doces, azedos, salgados, amargos e umami diretamente na boca e também tiveram que dar notas. A partir dos dois testes, os pesquisadores conseguiram identificar que casais que estavam juntos há mais tempo tinham gostos mais similares. Ainda de acordo com a pesquisa, os hábitos alimentares também parecem mudar na transição entre solteiro e casado, reforçando a mudança de gosto. Porém, essa concordância entre cheiros e comidas não é sinônimo de felicidade. Os participantes do estudo registraram ter uma satisfação menor no relacionamento conforme a duração da união.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: