Base secreta nazista é encontrada no Ártico
Uma base militar secreta foi descoberta por cientistas russos no Ártico. O local, situado em uma ilha chamada Terra de Alexandra, fica a mil quilômetros do Pólo Norte e teria sido construído em 1942, um ano após Adolf Hitler invadir a Rússia.
A base era chamada pelos alemães de “Schatzgraber” ou “Caçador de Tesouros” em tradução ao português. O local foi abandonado quando os cientistas foram contaminados ao ingerir carne de urso estragada, em 1944, e tiveram que ser resgatados por tropas nazistas.
Agora, 72 anos depois, foram encontrados mais de 500 objetos, incluindo um baú com documentos preservados, relata o The Independent. Outras relíquias da segunda guerra, em boas condições, também foram encontradas, preservadas pelo clima extremamente frio.
A Terra de Alexandra foi bastante utilizada durante a guerra como central de meteorologia, onde era traçadas estratégias de movimentação de tropas, submarinos e navios. A Terra de Alexandra foi disputada por várias nações durante anos, mas agora faz parte da Rússia, que, inclusive, pretende construir sua própria base militar no local.