Aplicativo brasileiro ajuda no tratamento da ansiedade

Divulgação

Sair na rua, ter reuniões, andar de avião… Quantos e quais motivos te deixam ansioso (a)? Um dos maiores desafios da humanidade ganhou uma nova forma de ser tratado. Pensando nas limitações da vida de alguém com fobia social e nos inúmeros casos que atendia em seu consultório, o psiquiatra brasileiro José Hamilton Vargou criou, em parceria com o desenvolvedor Diego Dotta, o Youper – um aplicativo para ajudar pessoas com problemas de ansiedade, timidez e fobia social.

O app foi criado com base em pesquisas de Terapia Cognitivo Comportamental, uma das vertentes psicológicas mais eficazes no tratamento da ansiedade. Disponível em versões Android e iOs, em português e inglês, o custo é de R$ 25 semanais. Embora tenha função terapêutica, a intenção não é fazer com que o usuário fique conversando com especialistas e sim, atuar em uma plataforma personalizável em que cada usuário é testado e estimulado através de dicas e tarefas para encarar as suas frustrações.

Ao baixar o Youper, é necessário responder um questionário que mede o nível de habilidade social e escolhe algumas situações em que a pessoa gostaria de se sentir mais confiante. Tal avaliação comportamental segue os parâmetros de um teste de ansiedade social criado na Duke University, nos Estados Unidos. Depois disso, o usuário vai recebendo atividades para desafiar suas limitações e dicas práticas desde treinamentos para respiração a táticas para não ser levado por pensamentos negativos. Com o passar do tempo, o usuário é convidado a fazer novamente o teste de habilidade social afim de acompanhar a sua evolução.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: