130 medalhas das Olimpíadas Rio 2016 com ferrugem foram devolvidas

Wikimedia/Reprodução

Cerca de 130 medalhas entregues nas Olimpíadas do Rio 2016 foram devolvidas pelos atletas aos organizadores porque começaram a enferrujar ou ficaram cheias de pontinhos pretos na superfície. A maioria das medalhas afetadas foram de bronze, incluindo algumas das Paraolimpíadas. Elas estão sendo concertadas pela Casa da Moeda, responsável por fabricá-las para o evento.

“O problema mais comum é que elas são derrubadas ou mal guardadas, então o verniz sai e elas ficam enferrujadas ou ficam pretas nas áreas onde foram danificadas”, explicou o diretor de comunicação da Casa da Moeda Mario Andrada, segundo o portal de notícias britânico Daily Mail. “Outro detalhe é que cerca de 10 medalhas tiveram problemas com frio extremo.”

Segundo Andrada, os primeiros problemas com as medalhas surgiram em outubro de 2016, mas foram considerados normais. Qualquer problema pode ser resolvido pela Casa da Moeda, que depois as devolverá aos ganhadores.

Cerca de 2,488 medalhas foram produzidas para as Olimpíadas e outras centenas para as Paraolimpíadas. As de bronze e prata foram feitas usando 30% de material reciclado, já as medalhas de ouro tem que conter no mínimo seis gramas de ouro e 92,5% de prata.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: