10 “mistérios” do corpo explicados por cientistas

por

Profissionais pernambucanos desmistificam velhas crenças e mostram a perfeita biologia do corpo humano

 

O corpo humano é uma máquina. Apenas no cérebro, são 160 mil km de vasos sanguíneos, entre veias e artérias. E os números vão muito além. Para um sorriso simples, são 15 músculos mexidos (40, numa risada mais exagerada e espontânea) e dos 208 ossos de nosso corpo, um deles, o joelho, consegue suportar, proporcionalmente, um peso maior que uma coluna de concreto!

Os mistérios do corpo certamente já fez você se perguntar como ele funciona e para cada indagação, há uma explicação biológica, já que cada “peça” dessa máquina tem vital importância para garantir sua funcionalidade. Algumas reações, no entanto, permanecem como feitos sem tantos detalhes, a exemplo do arrepio. A ereção dos pelos da pele ocorre quando se tem frio, medo, febre ou mesmo emoções de diversas origens, como a paixão. “Alguns estímulos ativam os músculos eretores dos folículos pilosos. Mas não há estudos que comprovem ou respondam quais reações ocorrem no cérebro durante o arrepio”, afirma a neurologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, Clélia Franco.

De uma forma ou de outra, todas as perguntas são respondidas pela biologia e são partes de um sistema complexo, que se apresenta mesmo nas pequenas manifestações do corpo. Eis alguns deles.

Zoom

Zoom in Regular Zoom out

Facebook

Mayra Couto

Mayra Couto

Repórter

Mayra é estagiária do Diario e escreve para o projeto CuriosaMente desde 2015. As curiosidades sobre o corpo sempre a intrigaram.

Comentário(s)

Comentário(s)