Ressaca: especialistas ensinam como se livrar dela
Enjoo, ânsia de vômito, irritação, indisposição e sede. Muita sede. Os sintomas da ressaca são velhos conhecidos, especialmente em época de confraternizações. O termo, inclusive, teve buscas recorde para um mês de dezembro, desde 2011, segundo o Google. Os domingos e o dia 25, logo após a ceia, foram os dias em que os brasileiros mais tentaram descobrir o que fazer para conter a sensação. Não há receitas milagrosas, mas, com a instrução de especialistas e entendendo o que acontece com seu corpo depois daqueles goles a mais, é possível evitá-la.
O passo a passo da recuperação
Para evitar a ressaca, o médico aconselha atuar nos três fronts contra o álcool. “Não ingerir alimentos ácidos para não irritar ainda mais o estômago, estar sempre se alimentando de olho na glicose e se hidratar bastante”, ensina o clínico José Airton de Araújo. O conselho é ainda mais válido se, durante a farra, a água também estiver no cardápio, evitando a desidratação.
De acordo com a nutricionista do Hospital Santa Joana Rosana Almeida, ressaca deve ser combativa com alimentação leve e regada nos sucos de frutas. “Sucos como os de beterraba, maçã e cenoura são ótimos para desintoxicar. Principalmente se adicionarmos gengibre ou hortelã”, explica.
“Os sucos têm frutose, que também é um componente energético e, se a pessoa não tiver problemas com açúcar, ela adiciona uma colher, para ajudar com a falta de glicose.” A frutose também ajuda diretamente no metabolismo do álcool no fígado. Segundo Almeida, mesmo que o dia seguinte seja uma tortura, não é interessante ficar sem comer. Uma salada com vegetais folhosos e legumes é a orientação da especialista. “Carne não é bom, porque dá trabalho para digerir ao corpo, já debilitado. Mas um filé de peixe, um queijo branco ou um peito de frango são boas fontes de proteína”, ensina.
São aconselháveis:
Não são aconselháveis:
Leite e Ovos
Contêm cisteína, que ajuda a quebrar o acetaldeíldo, grande vilão da ressaca.
Sucos
A frutose dos sucos ajuda a repor energia e a metabolizar o álcool no fígado.
Café
A cafeína é mais um resíduo a ser liberado e dificulta o metabolismo do álcool.
Mais álcool
Beber mais apenas adia a ressaca porque a embriaguez camufla os sentidos.
Paulo Trigueiro
Repórter
Paulo é jornalista e psicólogo. Escreve para o Diario desde 2013 e integra a equipe de dados do jornal desde novembro de 2015. Fica bêbado com três copos e, sim, a reportagem foi inspirada por uma experiência própria.