Recife é capital com menor índice de HPV no Brasil
Recife é a capital brasileira com menor índice de HPV entre jovens de 16 a 25 anos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. A estimativa do órgão é de que 41% das pessoas com essa idade estejam contaminadas com a doença na capital pernambucana, equivalente a quatro em cada 10 jovens, 30% a menos do que Salvador, cidade que aparece em primeiro lugar no índice, com 71% dos submetidos ao exame contaminados. Para chegar aos resultados da pesquisa epidemiológica, 7,5 mil pacientes de unidades de saúde públicas foram entrevistados, 2,6 mil desses foram submetidos ao teste, com presença estimada do vírus em 54,6% da população.
Uma das maiores curiosidades na pesquisa é a falta de padrão entre regiões: é possível ver o Nordeste no primeiro e no último lugar da lista, assim como outras capitais de todas as áreas administrativas do Brasil. No todo, 119 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Centro de Testagem e Aconselhamento forneceram informações junto a 119 profissionais para a realização da pesquisa. As únicas capitais fora do índice divulgado pelo Ministério da Saúde foram Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e o Distrito Federal, que não ofereceram informações suficientes.
A campanha de vacinação contra HPV é feita em três doses. A segunda aplicação dois meses após a primeira e a terceira seis meses após a segunda. No Brasil, os programas de imunização começaram em março de 2014. Na época, mais de 36 mil hospitais e postos de saúde participaram da campanha, voltada para meninas entre 9 e 11 anos. Na campanha do ano seguinte, o público a ser imunizado também era de meninas, entre os 11 e 13 anos. De setembro de 2016 Até o mês de março de 2017, porém, a vacina é oferecida para mulheres e homens entre 15 e 26 anos. A mudança bruta na faixa etária foi decisão do Ministério da Saúde para evitar desperdício no lote com vencimento para 2018.
Os índices de todas as capitais podem ser comparados no gráfico: